.

.
O projecto 1 contentor de sorrisos, desenvolvido no ano lectivo 2009|2010, conseguiu com sucesso entregar um contentor de géneros a várias instituições de apoio a órfãos de Moçambique – Casa Madre Maria Clara - Confhic| Mumemo e Lar Arco Irís – Invinha.

O sucesso deste projecto, os sorrisos que recebemos das crianças e das instituições, fez com que o contentor de sorrisos abrisse portas a 1 ESCOLA COM SORRISOS, um projecto de geminação, entre as Escolas Secundária de Bocage e o Agrupamento de Escolas Damião de Goes, com a Escola Básica de ESSIPE | distrito de Quelimane | Moçambique...

terça-feira, 20 de julho de 2010

O DESAFIO FINAL


A chegada do Contentor de Sorrisos a MOÇAMBIQUE

http://1contentordesorrisos.blogspot.com
“O sorriso que ofereceres a ti voltará outra vez”

A todos, que de uma forma ou outra, acreditaram e tornaram possível a chegada do Contentor dos Sorrisos, um Muito Obrigada.

O desalfandegamento do Contentor em Maputo, constituiu um exercício extraordinário de paciência e persistência, mas os sorrisos das crianças do Mumemo compensaram todos os esforços e fizeram esquecer todos os constrangimentos.

As escolas envolvidas, os alunos, professores, padrinhos,

patrocinadores e amigos deste projecto estão todos de parabéns.

A missão foi cumprida e os sorrisos foram entregues aos seus destinatários.

KANIMAMBO

Fátima Campos e Maria Barata


18 de Julho de 2010 | Missão CUMPRIDA

Às 22 horas do dia 17 de Julho, após 15 de horas de burocracias, conseguimos finalmente tirar os donativos do contentor. Infelizmente não conseguimos passar o último posto da alfândega, dado o adiantado da hora… A viagem do contentor ficaria adiada para o último dia de estadia em Maputo.


No dia 17 de Julho, o camião da irmã Susana carregado com as cinco toneladas e meia de donativos rumou finalmente ao centro Madre Maria Clara em Mumemo e ao orfanato Arco-íris. Os bens destinados à Zambézia aguardarão no armazém das irmãs da Confhic, para seguirem para o Norte.


A visita a Mumemo |17/7/2010




Não há palavras que possam descrever o que sentimos em Mumemo.

Pela grandiosidade da obra das irmãs Franciscanas, pela alegria das crianças e das famílias…



Muitos órfãos de sida e crianças seropositivas, constituem a população de 310 meninos e meninas da Casa Madre Maria Clara.


Confirmando Guerra Junqueiro, “o sorriso que tu deres a ti voltará outra vez”, saímos de Mumemo carregadas de sorrisos que nos foram devolvidos por todas as crianças que carinhosamente nos chamavam de mãe.

Até sempre


"Talvez um dia volte, talvez não volte nunca, talvez até evite voltar, apenas porque há experiências que não se repetem..." José Saramago
Fátima Campos | Maria Barata | Contentor de Sorrisos 2010

Maputo 14 a 17 de Julho de 2010





domingo, 18 de julho de 2010

Muito Obrigada

A todos, que de uma forma ou outra, acreditaram e tornaram possível a chegada do Contentor, um muito obrigada.
Foi um exercício extraordinário de paciência e persistência, mas os sorrisos daqueles meninos apagaram-nos todas as dores. No nosso Contentor só houve lugar para alegria, esperança, ... tudo o que nos torna menos bons ficou de fora.

de regresso com o coração cheio de sorrisos

Dia 17 e 18 de Julho

Falhas na Internet impediram-nos de dar notícias do nosso contentor...

No sábado logo pela manhã vimos finalmente o camião de donativos entrar no orfanato Casa Madre Maria Clara. Não é possível descrever por palavras todas as emoções sentidas, todos os momentos vividos...
Passamos toda a manhã com as crianças e com a obra da irmã Susana.

310 orfãos dos quais 75% são provenientes de familias vítimas da SIDA. Uma "aldeia" solidária, muito apoiada pela Cooperação Portuguesa, mostraram-nos um rosto empreendedor e construtivo da solidariedade.

É indiscritível a forma como fomos recebidos pelas crianças, pelas famílias e pelas religiosas.

A emoção sentida ao vermos que os bens angariados pelo sorriso do nosso contentor chegaram ao seu destino, é sem dúvida compensadora de todo o esforço e de todas as barreiras que tivemos que ultrapassar.

Os bens destinados a Invinha rumarão muito brevemente para o lar Arco-Iris. A irmã Susana garantiu-nos que tudo será entregue ao Vitor Barata e nós aguardaremos impancientemente notícias do Gurué.

KANIMAMBO a todos aqueles que se juntaram a este enorme sorriso... KANIMAMBO principalmente aos alunos das escolas envolvidas...

Fátima Campos e Maria Barata

sábado, 17 de julho de 2010




17 de Julho | Maputo


Um dia longo e muito trabalhoso mas que teve os seus frutos... após 72 horas conseguimos retirarar a mercadoria do contentor...


Conseguimos fazer em 3 dias o que parecia impossível a todos...


O camião da irmã Susana já foi carregado... 5 toneladas e meia de bens vão directamente para a casa Madre Maria Clara em Mumemo e para o orfanato Arco-Iris. Os bens destinados à Zambezia aguardarão no armazém das irmãs da Confhic pela melhor oportunidade para seguirem para o Norte.


Para o descarregamento contamos com a ajuda da amiga Teresa Silva e do Comandante Fernando Ribeiro da TAP que foi um verdadeiro lider de operações.


Duas horas de carregamento que fecharam um dia muito complicado, com muitas despesas, muitas esperas e papelada...


O camião pernoitou nas instalações da Alfandega a aguardar a última inspecção pela manhã... Um último obstáculo que não conseguimos vencer pelo adiantado da hora...~


Amanhã é dia de regresso... e o dever parece estar cumprido...o cansaço não nos permite fazer grandes comentários...


Amanhã de manhã esperamos poder ver o mar e conhecer um pouco mais desta cidade...





sexta-feira, 16 de julho de 2010

porque os sorrisos valem a pena...

Maputo 15 de Julho de 2010

Dez horas no Porto de Maputo, a emoção de ver abrir o contentor e muita, muita, muita burocracia...

O melhor resumo para mais um dia na história do nosso contentor... confessamos que foi uma emoção reencontrar o material vindo de Portugal... muitos sorrisos, que nos deram força para aguentar, um dia cheio de portas fechadas, esperas incansáveis e muito cansaço...

Se tudo correr conforme previsto a Irmã Susana estará à porta do Porto às 10 horas da manhã... transportará o material para o lar de Maputo e encaminhará os bens para Invinha.

Obrigada a todos os que nos têm encorajado... a vossa força é muito importante...
Fátima Campos e Maria Barata.
















quarta-feira, 14 de julho de 2010

Instantes de MAPUTO



Imagens tiradas há instantes da varanda do hotel...

Maputo | 14 de Julho de 2010


Finalmente estamos a um passo de fazer chegar o contentor aos seus destinos...
Um dia inteiramente dedicado à burocracia e às formalidades... Muitas barreiras, muitas dificuldades, muitos contactos telefónicos... Amanhã será um novo dia... com encontro marcado no porto de Maputo para as oito da manhã...

Entretanto entre a pressa de chegarmos a todos os sítios, que nos levam ao contentor, vamos descobrindo Maputo, uma cidade linda com uma luz muito peculiar...

Fátima Campos e Maria Barata

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tudo a postos...


Na bagagem muitos sorrisos e muita esperança...
Neste último passo do projecto são grandes as expectativas e receios...
O contentor chegou no dia 10 e nós chegaremos no dia 14 para uma "batalha" de três dias contra a burocracia...

Prometemos dar notícias

Fátima Campos e Maria Barata

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Está quase!

Enquanto o nosso contentor navega pelos mares que o farão chegar a Maputo, continuamos a efectuar contactos para simplificar ao máximo o desalfandegamento de dia 14 de Julho. Todas as ajudas são bem recebidas... o objectivo é apenas um : fazer chegar os 327 volumes às mãos das crianças dos orfantos "Casa Madre Maria Clara".

Fátima Campos

1 ESCOLA com SORRISOS

O projecto 1 contentor de sorrisos, desenvolvido no ano lectivo 2009|2010, conseguiu com sucesso entregar um contentor de géneros a várias instituições de apoio a órfãos de Moçambique – Casa Madre Maria Clara - Confhic| Mumemo e Lar Arco Irís – Invinha. O sucesso deste projecto, os sorrisos que recebemos das crianças e das instituições, fez com que o contentor de sorrisos abrisse portas a uma Escola com Sorrisos, um projecto de geminação, entre as Escolas Secundária de Bocage e o Agrupamento de Escolas de Damião de Goes, com a Escola Básica de ESSIPE (distrito de Quelimane).